foto: Samira Gasparini
Um dos destaques da Feira do Verde deste ano será o Encontro Estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), no dia 11 de novembro, das 19 h às 21 horas, no Auditório Rio Santa Maria da Vitória.  O vice-presidente da Anamma Sudeste, Mauricio Lobo, fará a apresentação institucional da associação e do plano de ação para o biênio 2009/2011, além de destacar a importância da filiação dos municípios para o fortalecimento do poder local, dentro do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Criada em 1986, a Anamma é uma entidade civil sem fins lucrativos ou vínculos partidários, constituida por representantes do poder municipal na área ambiental, e tem o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para a implementação de políticas que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

No Espírito Santo, a Anamma conta com a participação de 42 municípios que buscam o diálogo entre as três esferas de governo. Sua principal função é contribuir na formulação e discussão da política ambiental local, consolidando o processo de descentralização da gestão ambiental e tornando o município agente fundamental para o desenvolvimento nacional com sustentabilidade.

Vitória ocupa a atual presidência da Anamma/ES, representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Valentim. Vargem Alta ocupa a vice-presidência, com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ítalo Nicoli Calegario.

Atuando há 23 anos na área ambiental e representando os municípios, a Anamma possui aproximadamente 1.500 municípios brasileiros filiados, tem representação no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), em suas câmaras técnicas e nas comissões tripartite nacional e estadual, representando e defendendo os interesses locais.

Anúncios