Rio Santa Maria

foto: Carlos Antolini

A situação degradante dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu e a importância de sua revitalização para a garantia da vida na Grande Vitória serão centro das discussões na XX Feira do Verde Bacias Hidrográficas – O Reino das Águas. O evento acontece entre os dias 10 e 15 de novembro na Praça do Papa.

Mais de 1,5 milhão de cidadãos capixabas, moradores da Grande Vitória e da região Centro-Serrana, dependem das bacias do rio Santa Maria da Vitória e Jucu. Elas banham dez municípios que dependem, socialmente e economicamente, deles e de seus afluentes.

Os rios abastecem quase 50% da população do Espírito Santo, além de servirem às indústrias de grande porte, polos industriais e irrigação para o setor agropecuário, especialmente para a produção de hortifrutigranjeiros na região Serrana.

O entorno das bacias sofre intenso processo de desmatamento das áreas de nascentes e de recarga de aquíferos, redução drástica de mata ciliar, uso excessivo da água, falta ou insuficiência de saneamento básico, gestão incompleta ou incipiente dos recursos hídricos e pouco envolvimento da sociedade na sua conservação. As cidade inseridas neste contexto são Cariacica, Domingos Martins, Guarapari, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Leia mais.

Anúncios