A relação entre saúde e meio ambiente foi discutida na palestra A interface saúde e recursos

MauricioViera Gomes (9)

foto: Carlos Antolini

hídricos, ministrada pelo presidente do Instituto Água, Maurício Vieira Gomes, na manhã desta quinta-feira (12). Ele mostrou, por meio de um vídeo, como é a formação de uma bacia hidrográfica e como a população utiliza esses recursos e pode danificar o meio ambiente.

Em seguida, outros vídeos foram apresentados pelo presidente do Instituto Água, mostrando a relação da saúde humana com a água.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também marcou presença na Feira e apresentou dois assuntos importantes para a preservação do meio ambiente: tráfico de animais silvestres e acidentes ambientais. O técnico Gustavo Ataíde mostrou imagens do sofrimento dos animais capturados e transportados ilegalmente, sem praticamente nenhuma condição de sobrevivência.

Por último, o analista ambiental do Ibama, Fábio MuriloWagnitz, fez um histórico de vários acidentes ambientais ao longo da história, como da Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia; o acidente com o césio 137, em Goiânia, que foi um grave episódio de contaminação por radioatividade; e os vários acidentes ambientais que acontecem no transporte de cargas.

Quem quiser denunciar um crime ambiental, como tráfico de animais, manipulação de produtos químicos sem autorização, queimadas ou qualquer outro, deve utilizar o  Denúncia Verde no telefone 0800 61 80 80.

Leia mais.

Anúncios