foto: Samira Gasparini

O consumo de água é uma preocupação em todo mundo. Isso porque a oferta é pequena em muitas partes do globo, e, apesar disso, o uso nem sempre é racional. E foi justamente o consumo e a preservação das fontes de água os principais temas abordados, na tarde desta quinta-feira (12), no auditório Rio Santa Maria da Vitória, na XX Feira do Verde.

Durante o seminário Contribuições para a preservação dos recursos hídricos, os palestrantes deixaram claro que o consumo inadequado, aliado a escassez, levam a previsões pessimistas, quanto à disponibilidade da água no futuro.

Por esses e muitos outros fatores é que a água e suas fontes devem ser preservadas, continuamente. Quando possível – e quase sempre é – as águas utilizadas pela sociedade também devem ser tratadas e limpas, para que retornem ao ecossistema de maneira a não afetar seu desenvolvimento e sua sustentação.O setor agrícola, por exemplo, é um dos mais fortes da economia nacional e, consequentemente, um dos maiores consumidores de água. Então, porque não utilizar águas reaproveitadas nas irrigações e projetos agrícolas? Isso já ocorre em muitas partes do Brasil, mas ainda não de maneira suficiente.

Leia mais.

Anúncios